Itaquá decreta situação de emergência por 180 dias devido às chuvas

2
Os índices, somados ao aumento do nível do rio Tietê e córregos que cortam a cidade, geraram uma série de desafios como deslizamentos de terra, alagamentos e enchentes - Foto: Dayane Oliveira

A Prefeitura de Itaquaquecetuba decretou situação de emergência pelos impactos das fortes chuvas que atingiram o município e a região no último fim de semana. A medida tem validade de 180 dias e busca acelerar ações de assistência e reconstrução.

Entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, a cidade registrou altos volumes de chuva, com pico de 44,86 mm no domingo (2), causando alagamentos, deslizamentos e enchentes. O aumento do nível do rio Tietê e córregos agravou a situação, afetando 2,5 mil residências e deixando 1,1 mil desalojados e 95 desabrigados.

O decreto autoriza a convocação de voluntários, campanhas de arrecadação e dispensa de licitação para compra de insumos essenciais. Também permite acessos a propriedades privadas e desapropriações em áreas de risco.

O prefeito Eduardo Boigues reforçou a necessidade de união para enfrentar a crise, enquanto a Defesa Civil segue monitorando áreas afetadas. A população pode acionar o órgão pelo telefone 199 em caso de emergência.

O aumento do nível do rio Tietê e córregos agravou a situação, afetando 2,5 mil residências e deixando 1,1 mil desalojados e 95 desabrigados – Foto: Dayane Oliveira
Artigo anteriorPrefeitura de Itaquá intensifica ações para minimizar impactos das chuvas
Próximo artigoPrograma Fila Zero atenderá 3,4 mil pacientes em Guarulhos