
Samuel Ferreira
Entre os dias 3 e 5 de junho, a Expo eVTOL 2025 movimentou o Expo Center Norte, em São Paulo. A reportagem do Canal Onze acompanhou de perto o evento, que reuniu empresas, autoridades e especialistas em mobilidade aérea urbana. O destaque ficou por conta das inovações em mobilidade aérea urbana e soluções tecnológicas sustentáveis.
A exposição reuniu fabricantes de aeronaves elétricas, desenvolvedores de vertiportos, órgãos reguladores, universidades e empresas de energia e controle aéreo. O evento se consolidou como o principal espaço para apresentar soluções viáveis para a aviação urbana elétrica e híbrida. O foco foi a integração segura e eficiente dos eVTOLs nas cidades brasileiras.
Paralelamente, aconteceram os eventos MundoGEO Connect, DroneShow Robotics, SpaceBR Show e Smart City Business, ampliando o intercâmbio tecnológico e multidisciplinar.
A exposição atraiu 10 mil visitantes, de 30 países, ao longo dos três dias de duração. Os eventos foram organizados pela MundoGEO, empresa que pertence à Italian Exhibition Group (IEG).
Entre as aeronaves expostas no evento, destacou-se o veículo aéreo Chang 216, da Gohobby. Com decolagem e pouso vertical, dispensa infraestruturas tradicionais, sendo ideal para uma mobilidade urbana eficiente e para a redução dos congestionamentos no trânsito.
O veículo não requer piloto a bordo, o que reduz custos operacionais e permite operações mais automatizadas.
Já a Eve Air Mobility apresentou a maquete da cabine de seu eVTOL em desenvolvimento, uma aeronave totalmente elétrica, que minimiza as emissões locais nos futuros sistemas de mobilidade aérea urbana.
A Ave Technology, por sua vez, apresentou sua aeronave eVTOL AVE, de última geração, com IA projetada para diversas aplicações, incluindo transporte, agricultura, defesa, mobilidade urbana e operações de resgate.

Os drones ATD-150 e Tupan 1000 da Tupan Aircraft foram muito apreciados pelo público presente, entre outros.
Desenvolvido em parceria com a NEST para forças armadas e centros de teste, o ATD-150 oferece uma plataforma confiável e econômica para treinamentos, validações e ensaios de defesa aérea.
Projetado e fabricado no Brasil, o Tupan 1000 possui arquitetura modular e soberania tecnológica total.
Atuando com consultoria para voos BVLOS e drones acima de 25 kg e cuidando das autorizações junto ao DECEA, a Al Drones demonstrou sua experiência em aviação ao oferecer suporte técnico desde a certificação até a operação.
A empresa disponibiliza a plataforma DroneCARE, com documentos como matrícula, seguro e manuais, além de contar com pilotos qualificados para operar drones em diferentes aplicações profissionais.

Robôs com IA incorporada
Entre as sensações do evento figuraram o Unitree, um robô humanoide da xd4solutions, com tecnologia robótica munida de inteligência artificial, que permite movimentos articulares amplos (23 a 43 motores) e mãos hábeis com controle preciso, imitando ações humanas.
Outra atração da feira foi o Unitree Go2, o robô quadrúpede com IA incorporada da Gohobby. Capaz de reconhecimento humano por IA, o equipamento possui articulações flexíveis, longa duração e aplicações diversas, como inspeções industriais, agricultura, logística, educação e exploração em áreas de risco, entre outras.


A Arycom apresentou no DroneShow Robotics 2025 o Velaris, solução híbrida (LTE/Satcom) compacta e segura que oferece conectividade confiável para operações BVLOS com drones e eVTOLs no Brasil.
Segundo a empresa, essa tecnologia permite voos além da linha de visão, integrando drones ao espaço aéreo tripulado e impulsionando a mobilidade aérea urbana e cargas autônomas.
Durante o evento aconteceu a Rodada de Negócios Expo eVTOL 2025, com encontros de 20 minutos entre empresas, investidores e instituições, com o objetivo de fomentar parcerias nos setores de mobilidade aérea, drones, geotecnologia e espaço.


Presença das Forças Armadas
A Marinha do Brasil também marcou presença, com suas inovações tecnológicas a serviço do País, entre elas o LAUV, drone submarino usado em contramedidas de minagem, operado de forma autônoma para realizar varreduras coordenadas do fundo marinho.
Por outro lado, a Força Aérea Brasileira apresentou o VSB-30, um foguete suborbital brasileiro de dois estágios, desenvolvido pelo DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) para experimentos em microgravidade.

Seminário e Fórum sobre Mobilidade Aérea Urbana
O seminário “eVTOLs no Ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana” discutiu a articulação entre gestores públicos, operadores e fabricantes.
Foram discutidos temas como vertiportos, tráfego aéreo urbano e inclusão dessa nova mobilidade nos planos diretores municipais.
Já o 3º Fórum eVTOL – Aviação do Futuro abordou temas essenciais como regulamentação, infraestrutura, segurança e formação profissional. Participaram representantes da ANAC, DECEA, BNDES, ITA e Eve Air Mobility, entre outras. Os debates incluíram cibersegurança, propulsão elétrica e digitalização do espaço aéreo.
Cursos Práticos e Técnicos
A DroneShow Robotics apresentou uma programação com cursos práticos e técnicos voltados para inovação. Entre os destaques estiveram os cursos de Automação e IA, Processamento de Imagens de Drones e Cadastro Técnico 3D. Também se destacou o curso de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, com foco em certificações como SIGEF, CCIR e CAR.
Simultaneamente, o MundoGEO Connect promoveu encontros e workshops de alto nível em diversas áreas, como o DSG, com foco no Exército, e o de Drones na Segurança Pública. Também houve o Women in GIS Brasil, o Encontro de Usuários QGIS, o Workshop DNIT e o SG Brazil 2025.
A agenda foi encerrada com o Encontro de Engenheiros Cartógrafos e o Workshop de Engenharia Aeroespacial. Debates sobre educação, tendências e talentos marcaram os eventos.
A união dos cinco eventos reforçou o protagonismo do Brasil como polo global em inovação urbana, aeroespacial e tecnológica. Com debates estratégicos, demonstrações práticas e novas parcerias, a Expo eVTOL 2025 reafirmou seu papel essencial no desenvolvimento da mobilidade aérea do futuro.