Expo eVTOL 2025: o futuro da mobilidade aérea está entre nós

111
Evento apresentou as últimas tendências e inovações da mobilidade aérea, como o veículo aéreo Chang 216, da Gohobby entre outras novidades – Fotos: Samuel Ferreira

Samuel Ferreira

Entre os dias 3 e 5 de junho, a Expo eVTOL 2025 movimentou o Expo Center Norte, em São Paulo. A reportagem do Canal Onze acompanhou de perto o evento, que reuniu empresas, autoridades e especialistas em mobilidade aérea urbana. O destaque ficou por conta das inovações em mobilidade aérea urbana e soluções tecnológicas sustentáveis.

A exposição reuniu fabricantes de aeronaves elétricas, desenvolvedores de vertiportos, órgãos reguladores, universidades e empresas de energia e controle aéreo. O evento se consolidou como o principal espaço para apresentar soluções viáveis para a aviação urbana elétrica e híbrida. O foco foi a integração segura e eficiente dos eVTOLs nas cidades brasileiras.

Paralelamente, aconteceram os eventos MundoGEO Connect, DroneShow Robotics, SpaceBR Show e Smart City Business, ampliando o intercâmbio tecnológico e multidisciplinar.

A exposição atraiu 10 mil visitantes, de 30 países, ao longo dos três dias de duração. Os eventos foram organizados pela MundoGEO, empresa que pertence à Italian Exhibition Group (IEG).

Entre as aeronaves expostas no evento, destacou-se o veículo aéreo Chang 216, da Gohobby. Com decolagem e pouso vertical, dispensa infraestruturas tradicionais, sendo ideal para uma mobilidade urbana eficiente e para a redução dos congestionamentos no trânsito.

O veículo não requer piloto a bordo, o que reduz custos operacionais e permite operações mais automatizadas.

Já a Eve Air Mobility apresentou a maquete da cabine de seu eVTOL em desenvolvimento, uma aeronave totalmente elétrica, que minimiza as emissões locais nos futuros sistemas de mobilidade aérea urbana.

A Ave Technology, por sua vez, apresentou sua aeronave eVTOL AVE, de última geração, com IA projetada para diversas aplicações, incluindo transporte, agricultura, defesa, mobilidade urbana e operações de resgate.

Cabine do eVTOL da Eve Air Mobility, que promete minimizar os impactos da mobilidade aérea urbana

Os drones ATD-150 e Tupan 1000 da Tupan Aircraft foram muito apreciados pelo público presente, entre outros.

Desenvolvido em parceria com a NEST para forças armadas e centros de teste, o ATD-150 oferece uma plataforma confiável e econômica para treinamentos, validações e ensaios de defesa aérea.

Projetado e fabricado no Brasil, o Tupan 1000 possui arquitetura modular e soberania tecnológica total.

Atuando com consultoria para voos BVLOS e drones acima de 25 kg e cuidando das autorizações junto ao DECEA, a Al Drones demonstrou sua experiência em aviação ao oferecer suporte técnico desde a certificação até a operação.

A empresa disponibiliza a plataforma DroneCARE, com documentos como matrícula, seguro e manuais, além de contar com pilotos qualificados para operar drones em diferentes aplicações profissionais.

Veículo eVTOL da Ave Technology, aeronave de última geração, com IA projetada para diversas aplicações.

Robôs com IA incorporada

Entre as sensações do evento figuraram o Unitree, um robô humanoide da xd4solutions, com tecnologia robótica munida de inteligência artificial, que permite movimentos articulares amplos (23 a 43 motores) e mãos hábeis com controle preciso, imitando ações humanas.

Outra atração da feira foi o Unitree Go2, o robô quadrúpede com IA incorporada da Gohobby. Capaz de reconhecimento humano por IA, o equipamento possui articulações flexíveis, longa duração e aplicações diversas, como inspeções industriais, agricultura, logística, educação e exploração em áreas de risco, entre outras.

Capaz de reconhecimento humano por IA, o robô quadrúpede Unitree Go2, da Gohobby, foi uma das atrações da feira.
A xd4solutions apresentou o Unitree, um robô humanoide com tecnologia munida de inteligência artificial.

A Arycom apresentou no DroneShow Robotics 2025 o Velaris, solução híbrida (LTE/Satcom) compacta e segura que oferece conectividade confiável para operações BVLOS com drones e eVTOLs no Brasil.

Segundo a empresa, essa tecnologia permite voos além da linha de visão, integrando drones ao espaço aéreo tripulado e impulsionando a mobilidade aérea urbana e cargas autônomas.

Durante o evento aconteceu a Rodada de Negócios Expo eVTOL 2025, com encontros de 20 minutos entre empresas, investidores e instituições, com o objetivo de fomentar parcerias nos setores de mobilidade aérea, drones, geotecnologia e espaço.

Atuando com consultoria para voos BVLOS e drones acima de 25 kg, a Al Drone tem experiência em aviação, oferecendo suporte técnico, desde a certificação até a operação.
A Arycom apresentou o Velaris, solução híbrida que oferece conectividade confiável para operações BVLOS com drones e eVTOLs no Brasil.

Presença das Forças Armadas

A Marinha do Brasil também marcou presença, com suas inovações tecnológicas a serviço do País, entre elas o LAUV, drone submarino usado em contramedidas de minagem, operado de forma autônoma para realizar varreduras coordenadas do fundo marinho.

Por outro lado, a Força Aérea Brasileira apresentou o VSB-30, um foguete suborbital brasileiro de dois estágios, desenvolvido pelo DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) para experimentos em microgravidade.

Drone submarino LAUV, da Marinha do Brasil, usado em contramedidas de minagem, é operado de forma autônoma para realizar varreduras coordenadas do fundo marinho.

Seminário e Fórum sobre Mobilidade Aérea Urbana

O seminário “eVTOLs no Ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana” discutiu a articulação entre gestores públicos, operadores e fabricantes.

Foram discutidos temas como vertiportos, tráfego aéreo urbano e inclusão dessa nova mobilidade nos planos diretores municipais.

Já o 3º Fórum eVTOL – Aviação do Futuro abordou temas essenciais como regulamentação, infraestrutura, segurança e formação profissional. Participaram representantes da ANAC, DECEA, BNDES, ITA e Eve Air Mobility, entre outras. Os debates incluíram cibersegurança, propulsão elétrica e digitalização do espaço aéreo.

Cursos Práticos e Técnicos

A DroneShow Robotics apresentou uma programação com cursos práticos e técnicos voltados para inovação. Entre os destaques estiveram os cursos de Automação e IA, Processamento de Imagens de Drones e Cadastro Técnico 3D. Também se destacou o curso de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, com foco em certificações como SIGEF, CCIR e CAR.

Simultaneamente, o MundoGEO Connect promoveu encontros e workshops de alto nível em diversas áreas, como o DSG, com foco no Exército, e o de Drones na Segurança Pública. Também houve o Women in GIS Brasil, o Encontro de Usuários QGIS, o Workshop DNIT e o SG Brazil 2025.

A agenda foi encerrada com o Encontro de Engenheiros Cartógrafos e o Workshop de Engenharia Aeroespacial. Debates sobre educação, tendências e talentos marcaram os eventos.

A união dos cinco eventos reforçou o protagonismo do Brasil como polo global em inovação urbana, aeroespacial e tecnológica. Com debates estratégicos, demonstrações práticas e novas parcerias, a Expo eVTOL 2025 reafirmou seu papel essencial no desenvolvimento da mobilidade aérea do futuro.

Artigo anteriorSuzano fortalece ensino com uso de chromebooks nas escolas municipais
Próximo artigoFilme “Poá de Ontem e Hoje” tem estreia nas plataformas digitais