
A Prefeitura de Itaquaquecetuba está com inscrições abertas para o curso gratuito de ecogastronomia, com ênfase na conservação e preparo de alimentos naturais. A iniciativa faz parte do programa Jardins Comestíveis, promovido no Parque Ecológico Mario do Canto. São 30 vagas disponíveis para interessados a partir de 12 anos.
As aulas têm como foco o uso de alimentos colhidos na horta, promovendo hábitos saudáveis e sustentabilidade. Os participantes aprenderão técnicas de manipulação, preparo de conservas e alimentação consciente. A proposta também visa incentivar a geração de renda por meio da ecogastronomia.
“O objetivo é proporcionar uma vivência com a natureza, mesmo para quem não tem esse contato diariamente”, disse o secretário de Abastecimento, Rolgaciano Fernandes. Segundo ele, a formação aproxima os moradores de uma alimentação mais natural, econômica e criativa.
A capacitação será teórica e prática, com aulas às terças, quartas e quintas, das 9h às 13h, no Banco de Alimentos. O curso terá início no dia 22 de abril e segue até 5 de junho, somando 16 encontros. A carga horária garante experiência ampla sobre ecogastronomia e hortas urbanas.
As inscrições devem ser feitas até sábado (12), por meio do link cutt.ly/Grdym8kq. O resultado do processo seletivo será divulgado em 16 de abril. Informações complementares podem ser obtidas pelo telefone (11) 4642-5076 ou e-mail: alimentar@itaquaquecetuba.sp.gov.br.
O prefeito Eduardo Boigues convida a população a participar. “O Jardins Comestíveis trouxe grandes benefícios para Itaquá. Agora, é hora de aprender a transformar isso em saúde e renda”, reforçou. O programa vem ganhando destaque pelo impacto social e ambiental positivo.
O Jardins Comestíveis é uma parceria entre a Ong Dia da Terra, o artista Jean Paul Ganem e a Prefeitura, com patrocínio da EDP e apoio do governo estadual. A execução é da Brazimage, com envolvimento das secretarias de Meio Ambiente e Educação de Itaquaquecetuba.