Nesta quinta-feira (9), 38 estudantes da rede estadual de São Paulo embarcam para o Reino Unido, dando início ao programa “Prontos Pro Mundo”. A iniciativa inédita da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) proporciona a alunos a oportunidade de vivenciar uma experiência cultural única, com a duração de três meses. Os jovens ficarão hospedados em casas de família e terão a chance de estudar e explorar a cultura local.
O “Prontos Pro Mundo” é um intercâmbio ambicioso que, até o segundo semestre de 2025, enviará 1.000 estudantes para países de língua inglesa, incluindo Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá e Austrália. O objetivo do programa é expandir os horizontes culturais e educacionais dos alunos, promovendo a imersão em ambientes internacionais.
A viagem para o Reino Unido marca o início de um processo que levará os estudantes a novas descobertas e aprendizagens. Jheniffer Vitoria Pereira da Silva, de Pirassununga, é uma das alunas selecionadas e expressa sua empolgação: “Estou super ansiosa, é uma experiência única. Quero conhecer novas pessoas e dar orgulho à minha família”, disse a jovem, visivelmente emocionada com a oportunidade.
Além de Jheniffer, Miguel Jardin Santos, de Ribeirão Preto, embarcará na próxima segunda-feira (13). Sua mãe, Ruth Oliveira Jardin Santos, destacou o impacto positivo do programa, ressaltando que é uma forma de reconhecer o esforço e dedicação dos estudantes, além de valorizar a educação pública.
Os embarques para outros destinos como Nova Zelândia, Canadá e Austrália acontecerão entre janeiro e abril de 2025. A Seduc-SP também divulgará em breve a lista dos 500 selecionados para a segunda edição do intercâmbio, gerando ainda mais expectativas entre os alunos.
Antes do embarque, os estudantes participaram de uma live preparatória, onde receberam informações detalhadas sobre a documentação necessária, como RG, passaporte e autorizações de viagem, além de dicas sobre o que levar na bagagem e orientações sobre os limites de peso e medicamentos.