A primeira-dama de Suzano, Déborah Raffoul, acompanhou na última quarta-feira (29) a visita de cerca de 50 pacientes atendidos pela Unidade de Saúde da Família (USF) Doutor Eduardo Nakamura, localizada no bairro Cidade Miguel Badra, ao Viveiro Municipal Tomoe Uemura, no Jardim Imperador. A ação encerrou a campanha “Janeiro Branco”, de conscientização sobre saúde mental, e teve a presença de diversas autoridades locais.
Acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente, André Chiang, e pelo diretor do Viveiro, Marcelo Silva, Déborah interagiu com os pacientes, proporcionando uma experiência enriquecedora com a natureza. Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de fazer um piquenique e plantaram uma muda de ipê-roxo, simbolizando o cuidado com o ambiente e com a saúde mental.
O evento contou também com a participação da gerente da unidade, Maria Lucia de Sousa, e das psicólogas Cristiane Teixeira da Silva, Letícia Rodrigues e Kelly Bueno, além de agentes comunitários de saúde. A atividade proporcionou um momento de relaxamento e conexão com a natureza para os pacientes, contribuindo para o bem-estar emocional de todos os envolvidos.
A ação foi organizada como parte de uma série de iniciativas promovidas para fortalecer a saúde mental e promover a inclusão social em Suzano. A atividade no Viveiro Municipal também teve como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância de cuidar da saúde mental e de buscar apoio quando necessário.
Ao final do evento, a primeira-dama destacou a importância de promover esse tipo de atividade, que une o cuidado com a saúde mental ao contato com a natureza, como uma ferramenta para promover a recuperação e o bem-estar dos pacientes. O trabalho de conscientização continua a ser um dos focos das políticas públicas de saúde no município.