A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano realizou uma operação na sexta-feira (14) contra parcelamentos ilegais e desmatamento em áreas de manancial. A ação foi conduzida pelo Grupo de Fiscalização Integrada do Alto Tietê Cabeceiras (GFI-ATC) e contou com apoio de órgãos municipais e estaduais.
A fiscalização ocorreu na rodovia Índio Tibiriçá e na Vila Nova Ipelândia. No primeiro ponto, os agentes identificaram desmatamento em uma área embargada anteriormente e ligações irregulares de energia. Os ocupantes foram notificados e terão 15 dias para apresentar documentação legal dos terrenos.
No segundo local, foram constatadas novas vendas clandestinas de lotes. A equipe encontrou uma planta do loteamento e evidências da comercialização irregular na internet. O caso foi encaminhado à Polícia Civil Ambiental para investigação.
O secretário André Chiang destacou a importância da fiscalização para evitar danos ambientais e prejuízos à população. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (11) 4745-2055 ou pelo e-mail da Ouvidoria do município.