A Prefeitura de Suzano iniciou nesta sexta-feira (14) a campanha de arrecadação de livros em seis centros culturais, administrados pela Secretaria Municipal de Cultura. A ação coincide com a celebração do Dia Internacional da Doação de Livros e será realizada nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, das 8h30 às 16h30.
A campanha tem como objetivo aumentar a oferta de livros, que atualmente soma 34.575 exemplares. A arrecadação ocorrerá nos centros culturais localizados em Palmeiras, Jardim Colorado, Jardim Casa Branca, Cidade Boa Vista, Jardim Gardênia Azul e no centro de Suzano, buscando ampliar o acervo de obras para a comunidade.
Em Palmeiras, as doações podem ser feitas na Casa de Cultura Professor Luiz Antonio da Silva, com 1.324 livros. No Jardim Cacique, a arrecadação ocorrerá no Centro Cultural Monteiro Lobato, que conta com 4.873 exemplares. Já no Casa Branca, o Centro Cultural Fumiko Fukushima Katsumata tem 773 livros disponíveis para a comunidade.
O Centro Cultural Nelson da Cruz, no Boa Vista, com 3.320 livros, e o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Alberto de Souza Candido, no Gardênia, com 3.065 exemplares, também serão pontos de arrecadação. No centro de Suzano, as doações serão feitas no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, que tem 21.220 livros na Biblioteca Municipal Profª Maria de Elisa de Azevedo Cintra.
Serão aceitas doações de gibis, livros infantis, infanto-juvenis, adultos e de diversos gêneros, como ação, romance, autoajuda, técnico, astronomia e marketing. No entanto, não serão aceitas apostilas, livros didáticos, enciclopédias antigas e revistas.
O secretário José Luiz Spitti destacou a importância da campanha, enfatizando que a doação de livros contribui para o desenvolvimento da comunidade. “Ao compartilhar livros, estamos ampliando o conhecimento e a leitura entre os moradores de Suzano”, disse.
O prefeito Pedro Ishi também reforçou a importância da campanha para a cidade. “Este é um exemplo de solidariedade e incentivo à educação. Convidamos todos a participarem e doarem ao menos um livro”, finalizou. A iniciativa visa proporcionar maior acesso à literatura e às condições de pesquisa, beneficiando crianças e adultos de Suzano.