Nesta sexta-feira (10), o ministro da Justiça brasileiro, Ricardo Lewandowski, se reuniu com Gérald Darmanin, ministro da Justiça da França, em Paris, para discutir o combate à desinformação. O encontro também abordou a cooperação entre os países no enfrentamento de crimes transnacionais.
Ambos os países manifestaram preocupações sobre o uso de novas tecnologias no ambiente digital, que facilitam a disseminação de fake news, especialmente durante processos eleitorais e crises, como a pandemia de COVID-19.
Lewandowski e Darmanin concordaram em promover estratégias conjuntas para proteger o Estado Democrático de Direito, enfrentando os desafios contemporâneos com um compromisso com as liberdades fundamentais.
Além de discutir fake news, o encontro tratou da celeridade na cooperação jurídica internacional, especialmente para combater o tráfico de drogas e de pessoas. A parceria entre os países se fortalece a cada reunião.
O encontro faz parte da contínua parceria entre Brasil e França, que teve início em 2006. A visita de Lewandowski seguiu os compromissos firmados entre os presidentes dos dois países para reforçar a democracia e os direitos humanos.
Lewandowski também participou do 1º Encontro de Alto Nível do International Research Center (IRC), onde assinou um memorando de entendimento com a USP e o CNRS. O foco da parceria é a pesquisa acadêmica em políticas públicas.
O IRC visa fomentar a cooperação interdisciplinar entre as comunidades científicas da USP e do CNRS em áreas como ciências sociais, biologia e descarbonização, abordando desafios globais e promovendo o desenvolvimento sustentável.