Prefeitura de Itaquá intensifica ações para minimizar impactos das chuvas

4
Com a previsão de chuvas intensas, um comitê de crise foi formado, e a cidade decretou situação de emergência - Foto: Eduardo Borges e Dayane Oliveira

A Prefeitura de Itaquaquecetuba segue atuando para reduzir os transtornos causados pelas fortes chuvas que atingem a cidade desde a última sexta-feira (31). Ações emergenciais foram adotadas para garantir assistência à população e transparência no processo de recuperação.

Com a previsão de chuvas intensas, um comitê de crise foi formado, e a cidade decretou situação de emergência na segunda-feira (3). Os bairros mais afetados incluem Maria Augusta, Vila Japão, Jardim Fiorelo, Vila Bartira, Vila Sônia e Tipóia. Atualmente, há 100 pessoas desabrigadas, 1,2 mil desalojadas e 2,5 mil residências afetadas.

A prefeitura disponibilizou quatro abrigos equipados com alimentação, segurança e atendimento médico. Além disso, aulas em seis escolas municipais foram adiadas para o dia 10. Cerca de 100 servidores atuam no resgate de moradores, distribuição de alimentos e limpeza das áreas atingidas.

A coleta de lixo foi adaptada para os bairros alagados, utilizando maquinário especial. O trânsito também está sendo gerenciado, com interdição temporária da alça de acesso à cidade. Enquanto a Sabesp trabalha na restauração do abastecimento no Tipóia, caminhões-pipa garantem o fornecimento de água.

A campanha solidária “Juntos por Itaquá” arrecada doações de alimentos, colchões e produtos de higiene. Contribuições financeiras podem ser feitas via Pix pelo CNPJ 18.612.190/0001-63.

O prefeito Eduardo Boigues reforçou o compromisso da prefeitura e cobrou apoio do governo estadual para soluções definitivas contra enchentes. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199.

Cerca de 100 servidores estão trabalhando em escalas para fazer a retirada dos moradores das residências afetadas pela enchente, realizando o cadastro das famílias – Foto: Eduardo Borges e Dayane Oliveira
Artigo anteriorPolo da Univesp de Itaquá está com inscrições abertas para o vestibular 2025
Próximo artigoItaquá decreta situação de emergência por 180 dias devido às chuvas