Líder realiza primeiro voo executivo com combustível sustentável

6
O combustível foi fornecido pela Vibra, por meio da BR Aviation – atualmente a única distribuidora de SAF no Brasil - Divulgação/Líder Aviação

Em um marco histórico para a aviação brasileira, a Líder Aviação realizou na terça-feira (20) o primeiro voo da aviação geral no país utilizando SAF (Sustainable Aviation Fuel). A operação foi conduzida no Rio de Janeiro com um helicóptero modelo Sikorsky S-92 a serviço da empresa de energia Equinor, no transporte de profissionais para plataformas offshore.

O SAF é um combustível sustentável com emissões de carbono até 80% menores ao longo de seu ciclo de vida, em comparação com o querosene de aviação tradicional. Nesse voo pioneiro, o helicóptero foi abastecido com uma mistura contendo 10% de SAF e 90% de JET A fóssil, conforme regulamentação da ANP e com certificação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A operação ocorreu com segurança e rastreabilidade, partindo do Aeroporto de Jacarepaguá.

O combustível foi fornecido pela Vibra, por meio da BR Aviation – atualmente a única distribuidora de SAF no Brasil. O biocombustível utilizado foi produzido a partir de óleo de cozinha usado (UCO), reforçando o compromisso com a economia circular e a inovação ambiental. Armazenado no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), o SAF possui certificação ISCC (International Sustainability and Carbon Certification), assegurando seu padrão internacional de sustentabilidade.

Esse voo representa um marco na trajetória da aviação geral no país. Estamos dando um passo concreto na direção de uma operação mais sustentável e comprometida com as futuras gerações, destacou Diego Reis, diretor geral de Operações de Helicópteros da Líder Aviação.

A iniciativa reflete um alinhamento da empresa com as diretrizes globais de descarbonização e antecipa uma exigência que entrará em vigor a partir de 2027, quando o uso de SAF em proporções mínimas passará a ser obrigatório na aviação.

A Vibra, líder no segmento de aviação, tem orgulho de ser pioneira na comercialização de SAF no Brasil. Este voo com a Líder reforça nossa atuação como protagonistas na transição energética, afirmou Juliano Prado, vice-presidente executivo de Comercial B2B da Vibra.

Com mais de 66 anos de história, a Líder Aviação reafirma seu papel de vanguarda ao incorporar o SAF como parte de um plano estratégico mais amplo de sustentabilidade, que inclui também ações como eficiência no consumo de combustível, padronização de rotas, uso de energia limpa e participação ativa nos debates regulatórios do setor.

Estamos comprometidos em liderar essa transição energética. O uso do SAF é uma iniciativa concreta que alia inovação à responsabilidade ambiental, sem abrir mão da segurança operacional que é marca da nossa história, conclui Jorge França, diretor de QSMSI da Líder Aviação.

Artigo anteriorServiço de voos fretados no Pacífico usa aeronaves italianas de ponta
Próximo artigoViracopos cresce 9% e passa de 4,1 milhões de passageiros em 2025