Itaquá: atendimentos a vítimas de violência doméstica aumenta 41,9%

7
Segundo o prefeito Eduardo Boigues (ao centro), o resultado é visível pelo número de ações - Foto: Divulgação

A Ronda de Proteção à Mulher de Itaquaquecetuba ampliou suas ações em 41,9% no primeiro bimestre deste ano, reforçando o suporte às vítimas de violência doméstica. No período, foram realizadas 474 intervenções, incluindo medidas protetivas, visitas domiciliares e ocorrências registradas.

Entre os números, destacam-se 313 medidas protetivas concedidas, 25 casos de violência doméstica, um descumprimento de medida e 100 visitas a mulheres com proteção judicial. Além disso, 35 vítimas passaram a contar com o Botão do Pânico, ferramenta que aciona a polícia em caso de emergência.

A equipe da Ronda também prestou apoio na Copinha, participou de reuniões estratégicas e reforçou a segurança em abrigos temporários devido às enchentes. As varas criminais encaminharam 316 novas medidas protetivas para acompanhamento da patrulha.

Comparado ao mesmo período de 2024, houve um crescimento significativo, pois no ano anterior foram registradas 334 intervenções. O aumento reflete o fortalecimento das políticas públicas voltadas à segurança das mulheres na cidade.

A secretária da Mulher, Hadla Issa, destacou que Itaquaquecetuba tem ampliado seus serviços de acolhimento, qualificação e suporte jurídico e psicológico. “Estamos promovendo políticas públicas efetivas para garantir mais dignidade às mulheres”, afirmou.

Desde 2021, a Ronda já realizou 4.573 atendimentos, demonstrando a importância do trabalho das agentes. O prefeito Eduardo Boigues reforçou o compromisso da cidade com a segurança das mulheres e elogiou o empenho das profissionais envolvidas.

Denúncias podem ser feitas pelos telefones 180 (Central de Atendimento à Mulher), 190 (Polícia Militar), 153 (Polícia Municipal), 4753-5291 (Secretaria da Mulher) ou diretamente na Delegacia de Defesa da Mulher.

Artigo anteriorItaquaquecetuba realiza encontro empresarial para fortalecer economia
Próximo artigoFundo Social de Itaquá realiza evento para 300 mulheres com Luiza Brunet