A gestão de Guilherme Elias (Guti), em Guarulhos, se destacou nos últimos oito anos pela ampliação das escolas em período integral e pela modernização de equipamentos públicos essenciais para a educação. Investir no futuro das crianças e garantir a excelência no atendimento educacional especializado foram objetivos centrais.
Apesar das dificuldades herdadas no final de 2016, como escolas precárias e obras paralisadas, a gestão atual fez grandes avanços na educação, proporcionando espaços modernos e qualificados para os estudantes. A cidade passou a contar com mais de 20 novas obras, incluindo CEUs e áreas de lazer.
Entre os marcos, destacam-se a revitalização do Parque Chico Mendes e a reativação da Cidade Mirim. Também foi entregue o primeiro circuito de arvorismo no Parque Júlio Fracalanza, além de importantes obras como o CEU São Domingos e a conclusão das obras do CEU Bonsucesso.
Um dos projetos notáveis foi o restauro do casarão localizado na esquina das ruas Felício Marcondes e Sete de Setembro. O espaço, que se tornará o Casarão da Nossa História, será um centro de formação e visitação, resgatando a história e valorizando o turismo local.
Em termos de resultados, a gestão conseguiu a extinção das escolas de lata, além da entrega de cinco novas escolas e quatro CEUs. A ampliação da rede física, com 157 unidades próprias e 108 parceiras, fortaleceu o ensino em Guarulhos.
O programa Mais Futuro também se destacou, oferecendo mais de 100 mil vagas em cursos e oficinas, com destaque para atividades como judô, natação, balé e música, atendendo alunos da rede e a comunidade em geral.
Por fim, a gestão garantiu a inclusão educacional de alunos com deficiência, com 91 polos especializados para atender cerca de 6 mil estudantes, além de expandir o atendimento em tempo integral. Essas iniciativas são fundamentais para assegurar o direito à educação de qualidade e promover um futuro mais justo para todos.