A iniciativa discutiu o trabalho do Grupo de Políticas para Educação Antirracista e apresentou o site oficial da Campanha
Na manhã de quinta-feira (21), gestores e coordenadores pedagógicos participaram de um fórum no Teatro Adamastor destacando práticas escolares no combate ao racismo. O evento integrou o Novembro Negro.
A iniciativa discutiu o trabalho do Grupo de Políticas para Educação Antirracista e apresentou o site oficial da campanha. No portal, educadores acessam materiais didáticos e informativos para fortalecer ações de conscientização.
Claudia Lucena, responsável pela seção de igualdade racial, reforçou o impacto do racismo. Ela destacou a luta histórica de resistência e a necessidade de ações contínuas contra a desigualdade.
O evento contou com apresentações culturais das alunas da EPG Gilmar Lopes. Elas dançaram ao som de Canto das Três Raças, conectando cultura afro-brasileira e educação interdisciplinar.
Práticas antirracistas de diversas escolas foram apresentadas por educadoras da rede municipal. Os projetos reforçaram a importância do trabalho conjunto de toda a comunidade escolar.
Andrea Pereira destacou o papel do trio gestor na aplicação das políticas afirmativas. Projetos como Ligados pela Terra mostram o impacto da união entre educadores e famílias.
O fórum reafirmou o compromisso de Guarulhos com uma educação que mobilize mudanças. Políticas processuais e o fortalecimento do projeto pedagógico são pilares dessa construção.
Com informações da Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarulhos