Bolsa Família contribui para a redução de casos de tuberculose no Brasil

5

Um estudo internacional, publicado na Nature Medicine, revelou o impacto positivo do Programa Bolsa Família (PBF) na redução da incidência e mortalidade por tuberculose no Brasil. A pesquisa analisou dados de mais de 54 milhões de brasileiros entre 2004 e 2015, mostrando que o programa foi responsável pela diminuição de mais de 50% dos casos entre os mais pobres e povos indígenas.

A pesquisa, realizada por cientistas do ISGlobal, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Fiocruz, apontou que a redução nos casos e mortes foi de mais de 50% para pessoas em extrema pobreza e 60% para povos indígenas. O estudo usou dados do Cadastro Único (CadÚnico) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

Ao comparar os dados de beneficiários e não beneficiários do Bolsa Família, os pesquisadores verificaram uma queda significativa na taxa de tuberculose entre os primeiros. O estudo sugere que o programa contribui para melhorar o acesso à alimentação, saúde e educação, fatores essenciais para a prevenção e tratamento da doença.

Para os autores, o Bolsa Família não só combate a pobreza, mas também promove a saúde pública. A ampliação do acesso a serviços essenciais fortalece o sistema imunológico da população mais vulnerável, tornando-a menos suscetível a doenças como a tuberculose.

Artigo anteriorFrango Alho com molho de anchovas e limão: um toque refrescante em um prato clássico
Próximo artigoUPA de Jundiapeba recebe vistoria da nova gestão