O Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, publicou o edital do Programa Bolsa Atleta 2025, com inscrições abertas de 3 a 24 de fevereiro. O programa visa apoiar atletas de alto rendimento, com o objetivo de garantir que eles tenham as condições necessárias para treinar, competir e representar o Brasil em torneios nacionais e internacionais. A lista de contemplados será divulgada entre os dias 22 e 24 de abril.
As categorias contempladas incluem Base, Estudantil, Nacional, Internacional, Olímpica/Paralímpica/Surdolímpica, com o benefício também estendido para atletas gestantes, puérperas, surdos e guias e auxiliares do esporte paralímpico. O ministro do Esporte, André Fufuca, destacou que o Bolsa Atleta reafirma o compromisso do governo em fomentar o talento e a dedicação dos esportistas brasileiros.
A secretária Nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, afirmou que o Bolsa Atleta é fundamental para a evolução dos atletas, desde a base até o alto rendimento. O programa garante o suporte necessário para que os esportistas possam continuar treinando e competindo em nível nacional e internacional, com maior estrutura e estabilidade. A expectativa é ampliar o atendimento aos atletas.
O edital também define os critérios e procedimentos para a concessão, suspensão e cancelamento das bolsas, além de estabelecer prazos para inscrição e prestação de contas dos recursos financeiros recebidos. As modalidades consideradas para o programa são aquelas olímpicas, paralímpicas e surdolímpicas, reguladas pelos comitês internacionais e administradas no Brasil por entidades vinculadas ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS).
Comemorando 20 anos de existência, o Bolsa Atleta tem sido um importante instrumento de apoio aos atletas de alto desempenho. O programa não só fomenta a conquista de medalhas, mas também promove a inclusão social e transforma vidas, proporcionando as condições mínimas para que os atletas se dediquem ao treinamento e à participação em competições locais, sul-americanas, panamericanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas.