Concurso Público Nacional Unificado tem resultados adiantados para o dia 4 de fevereiro

3
De acordo com o MGI, a convocação do candidato para o curso de formação em um cargo específico implica a eliminação desse candidato para os cargos abaixo na sua lista de preferência - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) anunciou que o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terá a divulgação dos resultados adiantada para o dia 4 de fevereiro. Nessa data, os candidatos dos Blocos 1 a 8 receberão as notas, com a primeira chamada para os cursos de formação. A mudança antecipa uma semana o cronograma inicial.

Para os candidatos do Bloco 8, o resultado será definitivo, enquanto os dos Blocos 1 a 7 terão mais duas chamadas para os Cursos de Formação, com o resultado final previsto para o dia 28 de fevereiro. Serão convocados 2.305 candidatos para os cursos, com datas específicas para confirmação de participação.

A ministra Esther Dweck, durante coletiva de imprensa, explicou que o governo federal está com grande expectativa para a chegada dos novos servidores, destacando que a antecipação do calendário é uma medida estratégica. A mudança foi possível graças ao esforço da equipe da Cesgranrio na correção das provas.

Os candidatos devem ficar atentos às datas de confirmação de participação, que ocorrerão nos dias 4 e 5, 11 e 12, e 18 e 19 de fevereiro. As vagas incluem cargos como Analista de Comércio Exterior, Auditor-Fiscal do Trabalho, e Especialista em Políticas Públicas, entre outros, com um total de milhares de oportunidades.

A ministra também destacou que os candidatos que não manifestarem interesse nos cursos de formação serão eliminados da disputa para aquelas vagas e para as posições abaixo na sua lista de preferência. Isso reforça a importância de acompanhar os chamamentos e confirmar a participação dentro dos prazos.

O edital específico de convocação para os cursos de formação será divulgado em breve, com informações detalhadas sobre as horas de curso e as instituições responsáveis pela formação. O MGI reafirma que todas as informações estarão disponíveis na Área do Candidato, no dia 4 de fevereiro.

Por fim, Esther Dweck enfatizou que a confirmação de participação será uma única vez, com os candidatos sendo realocados automaticamente caso sejam convocados para um curso superior em sua lista de preferência. A matrícula no curso será realizada após a conclusão da lista, com os candidatos fornecendo as informações necessárias às instituições responsáveis.

Artigo anteriorAGU recebe manifestação da Meta e documento causa grave preocupação
Próximo artigoGoverno Federal anuncia R$ 8 bilhões em investimentos sauditas para pesquisa mineral no Brasil