
O 38º Akimatsuri – Festival de Outono, foi aberto no último sábado (5) no Centro Esportivo do Bunkyo, em Mogi das Cruzes. O tradicional evento seguiu no domingo (6) e prossegue até os dias 12 e 13 de abril, reunindo cultura japonesa, gastronomia e solidariedade. A entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1 kg de alimento.
A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis participaram da abertura ao lado de autoridades. A ação também conta com o apoio cultural da Prefeitura e promove arrecadação de alimentos ao Fundo Social. A estimativa é receber cerca de 150 mil visitantes nos dois finais de semana.
No evento, mais de 500 produtos agrícolas são expostos, incluindo flores, hortaliças, frutas e cogumelos do Cinturão Verde do Estado de São Paulo. A valorização dos produtores locais e o agradecimento pelas colheitas são tradições mantidas desde 1986 pelo Bunkyo de Mogi.
A programação cultural é intensa, com 60 atrações no palco, como danças, músicas e apresentações de artistas nikkeis. Além disso, há oficinas de artes japonesas milenares na Vila Cultural, como origami, cerimônia do chá, shodô, soroban e pedidos no Tanabata.
Outro destaque é o concurso Miss Akimatsuri, neste sábado (05), além do Miss e Mister Akimatsuri Júnior, dia 12, e do cosplay, com programação especial para fãs da cultura geek. O festival ainda oferece a tradicional cerimônia do tooro nagashi, que acontece nos dois sábados ao entardecer.
A gastronomia é um dos pontos mais esperados do evento, com mais de 35 boxes na Praça de Alimentação. Os visitantes podem saborear yakissoba, udon, lamen, takoyaki, okonomiyaki, gyoza, tempurá e doces típicos, além de churrasco, pastel e doces brasileiros.
O ingresso solidário reforça o espírito de solidariedade do evento, com arrecadação de alimentos para famílias atendidas pelo Fundo Social de Mogi. O box do Fundo no evento também comercializa doces como maçã do amor, fondue e brigadeiros, incentivando ainda mais a colaboração.