Cidade intensifica ações de combate no Dia Mundial Sem Tabaco

6
Entre os recursos, estão auriculoterapia, adesivos, rodas de conversa e técnicas para prevenir recaídas - Divulgação

A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes promoveu uma semana de atividades em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no último dia 31 de maio. As ações visam conscientizar a população sobre os riscos do cigarro e divulgar o programa municipal de combate ao tabagismo. Um evento especial também foi realizado no Parque da Cidade com orientações gratuitas.

O programa antitabagismo, disponível nas UBSs, oferece acompanhamento com equipes multidisciplinares, medicamentos gratuitos e terapias complementares. Entre os recursos, estão auriculoterapia, adesivos, rodas de conversa e técnicas para prevenir recaídas. A iniciativa já tem ajudado muitos pacientes a deixarem o vício.

Na UBS do Botujuru, o médico Giovanne Faravola conduziu palestra para o grupo de pacientes que participa do programa. Muitos já conseguiram parar de fumar ou reduziram significativamente o consumo. A proposta inclui acolhimento e fortalecimento emocional, com práticas integrativas como relaxamento e musicalização terapêutica.

A unidade do Jardim Aeroporto III também realizou ações criativas, como o uso de kits naturais para conter a fissura por nicotina e cofrinhos de incentivo. Atualmente, cerca de 450 pessoas participam do programa em várias UBSs. Interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima para se inscreverem gratuitamente.

Artigo anteriorMogi promove palestras e mentorias para empreendedores no Dia do MEI
Próximo artigoSuzano fortalece ensino com uso de chromebooks nas escolas municipais