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Estratégia Vendas

Como evitar as armadilhas de ser dependente de um único cliente

Bons clientes, com demanda constantes são parte vital dos negócios. Quando conseguimos um, temos o sentimento de que ganhamos na loteria. Um cliente destes significa fluxo de caixa previsível e lucros seguros.

Fechar com uma empresa deste tipo é mesmo motivo de comemoração, mas pode te passar uma falsa segurança se sua empresa se tornar dependente de um único cliente. Observe, ter a maior parte do seu negócio vinculado a outra empresa, significa que seu patrimônio também está vinculado ao dela. Se os seus negócios do seu cliente sofrerem queda, você tem grandes chances de sofrer também; Se eles mudarem a metodologia de trabalho ou escolherem outro fornecedor , você pode, de repente, encontrar-se sem fontes de receita alternativas suficientes para manter seu negócio no mesmo patamar financeiro.

Apesar disso, seria uma tolice recusar bons negócios. A atitude correta é gerenciar o risco associado à manutenção do cliente importante e usar a receita extra para tornar sua empresa mais segura.

Procure não fazer empréstimos para compra de novos equipamentos ou contratar mais funcionários para atender às demandas deste cliente. Uma opção mais segura pode ser alugar equipamentos, empregar pessoal freelance ou mesmo direcionar partes do trabalho a outra empresa – ao menos por um período, até que você se sinta segurança para fazer investimentos de longo prazo em sua estrutura.

Em algum casos, a solução pode vir através da diversificação da carteira de clientes. Mesmo que para isso seja necessário uma mudança na cultura do negócio, que pode levar a criação de novos produtos e serviços e até uma mudança na forma como a equipe de vendas busca clientes. Tecnologia e inovação são grandes aliados neste momento, já que possibilitam, na maioria dos casos, que sua empresa torne os processos atuais mais eficientes (fazer a mesma coisa de uma forma melhor), ofereça novas soluções para seus clientes e explore novos mercados.

Alguns especialistas em negócios sugerem que o sinal de alerta deve surgir quando qualquer cliente se torna responsável por 20% do seu faturamento. Você precisa determinar por si mesmo o quanto é demais, mas um bom ponto de partida é calcular a porcentagem máxima do faturamento que, caso não seja recebida recebida, não comprometa os custos fixos do seu negócio.

Na hora de diversificar sua carteira de clientes e deixar de depender de um único cliente as estratégias de inbound marketing podem revolucionar o seu modo de prospectar. Está estratégia usa a internet para fazer novos clientes chegarem até você. O inbound marketing é considerado por muitos especialistas a estratégia do futuro.

Preparamos um artigo com tudo o que precisa saber para começar a implantar esta estratégia em sua empresa. Confira o artigo na íntegra aqui.

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