Estratégia Marketing Digital

Inbound marketing: a estratégia que vai turbinar suas vendas

Se você ainda não utiliza estratégias de inbound marketing, está perdendo a oportunidade de encontrar clientes e fazer negócios, além de entregar para seus concorrentes leads que poderiam ser seus. Conheça a estratégia de marketing que pode turbinar suas vendas.

Há um paradigma de evolução do mercado: o consumidor muda de comportamento o mercado reage a isso. Este processo de reação é influenciado, e muitas vezes, conduzido pelo marketing. Com o aumento do acesso a internet o caminho feito pelo consumidor até a compra mudou drasticamente. Segundo pesquisa recente, cerca de 93% das compras começam com pesquisa na internet, segundo um levantamento realizado pela PwC, que entrevistou mil pessoas em meados de 2016, 38,2% dos brasileiros têm o hábito de fazer compras online todos os meses contra 30,9% que afirmam realizar comprar em lojas físicas na mesma frequência e apenas 3,4% dos consumidores ouvidos pela pesquisa nunca compraram produtos em sites.

Foi justamente em resposta a este modelo de consumo que surgiu o chamado inbound marketing, uma estratégia que busca influenciar o processo de decisão do cliente  se utilizando de mídias digitais.

inbound marketing

Para ilustrar a diferença entre o outbound e o inbound marketing vamos pensar na propaganda em televisão (outbound) em comparação a publicidade realizada em um blog empresarial (inbound).

A televisão tem um tempo destinado a publicidade de produtos e serviços que interrompe a informação de interesse do consumidor, por exemplo, um adolescente está assistindo um programa de esportes radicais e é interrompido para a exibição anúncios de uma marca de skates. Este é, de maneira simples, a estratégia do outbound marketing, inserir a publicidade em momentos chave para alcançar possíveis clientes.

Já no inbound marketing, a estratégia é fornecer o conteúdo que o possível cliente procura, e conduzi-lo com conteúdos específicos até a compra. No caso do blog empresarial, a loja de skate do nosso exemplo, publicaria matérias sobre esportes radicais, passando para posts sobre a prática skate, no próximo passo materiais sobre as características e vantagens dos skates da marca e finalizando com depoimentos de um skatista profissional sobre a qualidade do skate da referida marca. A evolução dos conteúdos busca conduzir nosso adolescente pela jornada do cliente, dialogando com ele desde o início, através de informações relevantes, conduzindo-o até a marca de uma forma não invasiva, ou não impositiva.

Inbound é o caminho a seguir, a flexibiliade e rentabilidade que oferece o torna uma estratégia muito mais atraente para maximizar os resultados de seu investimento com um orçamento muito menor. Existem setores como bancos e supermercados que ainda estão estabelecidos no sistema de marketing tradicional, mas aqueles que oferecem serviços ou produtos específicos tem no inbound uma ferramenta mais eficaz para manter-se perto de seus clientes-alvo.

O inbound marketing passa por 4 etapas:

Atrair através do uso de materiais relevantes, em blogs e redes sociais.

Converter os visitantes em leads, através de call-to-actions, formulários e landing pages.

Fechar: os leads recebem materiais que mostram ampliam o conhecimento de seus problemas ou oportunidades e apresentam a empresa como a mais capacitada a solucionar essas demandas. Neste passo o time de vendas inicia o contato.

Fidelizar o cliente é o ultimo passo, realizado através de uma relação de mentoria com ele.

Para muitas pessoas, usar a internet é mais fácil e mais conveniente, por exemplo, do que fazer pesquisas na rua para encontrar o melhor preço para um item. O cliente pode ligar o computador e com alguns cliques, encontrar exatamente o que eles querem. É especificamente nessa demanda que o inbound marketing pode ajudar sua empresa. Vale lembrar que o inbound surte efeito a médio prazo e em muitos casos é valido estudar juntos a profissionais um mix com ferramentas de outbound marketing.

Leia mais. Aprenda a implantar o inbound marketing em sua empresa com nosso artigo sobre jornada do cliente, você vai conhecer o tipo de material que deve produzir para atrair o visitante para suas midias digitais e conduzi-lo até a compra de seus produtos. Acesse aqui.

Se precisar de ajuda, fale conosco: www.canalonze.com.br, nós podemos ajudar!

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