O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu nesta segunda-feira (3) a sessão solene que marca a retomada dos trabalhos da Corte em 2025. Após o recesso iniciado em dezembro, os ministros voltam a atuar em plenário, com foco em processos de grande impacto social e jurídico.
A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, além dos novos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, iniciou a sessão com um discurso, seguido por manifestações da PGR e da OAB.
Os primeiros julgamentos do ano começam na quarta-feira (5), incluindo a análise da legalidade das revistas íntimas vexatórias em presídios. O julgamento, que já tem maioria para proibir a prática, aguarda o voto do ministro Alexandre de Moraes.
Também está prevista a retomada da ADPF 635, que trata da letalidade policial no Rio de Janeiro. A Corte já determinou medidas para reduzir mortes em operações da Polícia Militar nas comunidades fluminenses.