Suzano impulsiona sustentabilidade com ‘Governança Digital e Gestão Sem Papel’

1
Cintia Lira destacou o comprometimento e o trabalho dedicado de sua equipe para viabilizar as iniciativas e transformações realizadas pelo setor público - Luana Bergamini/Secop Suzano

O programa “Governança Digital e Gestão Sem Papel”, lançado pela Prefeitura de Suzano em 2018, modernizou a administração pública, tornando os processos mais rápidos e eficientes. Em seis anos, foram tramitaram mais de 618 mil processos digitais, economizando 46 toneladas de papel.

Além de otimizar a burocracia, a iniciativa contribuiu para a preservação do meio ambiente, economizando mais de 800 árvores. A digitalização dos processos possibilitou o envio de documentos com maior agilidade, rastreabilidade e o uso de assinaturas eletrônicas.

A modernização resultou em significativas reduções de prazos: o acompanhamento familiar passou de 30 para 10 dias, e o processo de licença-prêmio caiu de 180 para 30 dias. A emissão de certidões e cópias também foi acelerada, tornando o atendimento mais eficiente.

Em reconhecimento ao sucesso da iniciativa, Suzano recebeu o prêmio “Prefeito Inovador 2024”, destacando seu compromisso com a transformação digital e a inovação no setor público. A premiação reforça a busca por tecnologias que melhoram a qualidade e transparência dos serviços oferecidos à população.

A secretária Cintia Lira agradeceu a dedicação de sua equipe e ressaltou os impactos positivos da transformação, que melhoraram a rotina dos servidores e a qualidade dos serviços para a população. O prefeito Pedro Ishi garantiu que a digitalização continuará a ser prioridade em sua gestão.

Artigo anteriorO ressurgimento do ISIS e a ameaça global
Próximo artigoFrango Alho com molho de anchovas e limão: um toque refrescante em um prato clássico